Fevereiro de 2025 – Voltei a ministrar aulas de teoria nos Cursos de Formação no Conservatório de Música de Sergipe. Para as aulas iniciais estão previstas uma larga revisão de Compassos e na disciplina do Formação Continuada definimos uma abordagem constante de apreciação musical de gêneros musicais brasileiros.
A proximidade com o Carnaval e o recebimento de um presente de uma Camisa de Pernambuco fizeram lembrar da Ciranda cantada e encantada por Lia e pelo Alceu Valença. Não deu outra. Planejei para a aula da semana que antecede o Carnaval uma viagem rítmica pela Ciranda de Lia. Encontrei na Ciranda, como gênero musical brasileiro, justificativa, régua e compasso pra explicar Pulsação, Acento Métrico e sua Rítmica sincopada. Além de trazer para a sala de aula a importância da Lia de Itamaracá como uma das representantes da música popular nordestina.

Deixarei por aqui os links e roteiro da aula para que possamos seguir firmemente nos passos de Lia.
Roteiro de Aula – No Compasso de Lia de Itamaracá
- 1. Envio do link da entrevista do Fantástica no Grupo do Whatsapp para despertar interesse da turma. (https://youtu.be/n6WhTqDRX4s?si=yx-BrWXcWKKPlUua)
- 2. Apresentação do video em sala de aula e sua contextualização com o conteúdo da aula.
- 3. Identificação do Pulso, tempo forte e compasso
- 4. Apreciação da música Ciranda da Rosa Vermelha (Alceu Valença) e identificação do pulso, tempo forte, compasso, célula ritmica e instrumentos.
- 5. Exposição do Conteúdo sobre Compassos (ver slides)
- 6. Leitura da célula rítmica da Ciranda com o e-batuque em ritmo de Ciranda
- 7. Apreciação da regência
Playlist da aula: https://youtube.com/playlist?list=PLsjT2IwAPz2GP2t_znyH3faHGBLWpYUZc&si=slTVCkeWKDNkNCL7
Slides da aula – Compassos: https://aulademusika.com/wp-content/uploads/2025/03/compassos_aula-1.pdf



